SOU PAPAI

SOU PAPAI

terça-feira, 31 de maio de 2011

O que significa DIOGO???


Hoje, aqui em Mogi está um frio,,,
Como não tinha muita coisa para fazer, me apareceu uma Grande Dúvida!!!
Qual o significado de Diogo, segundo o Wikipédia...texto no Ctrl C + Ctrl V

Diogo (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     O prenome Diogo deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente calcanhar.
De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar, em alusão ao prato de lentilhas que toma Jacó em lugar de Esaú, quebrando um direito de primogenitura, pelo qual o prato corresponderia a seu irmão, nascido alguns minutos antes.
Diogo seria assim uma das inúmeras variantes de Jacó, cunhada por falsa etimologia do nome latino Iacobus. Como mais uma variante do nome Jacó, Diogo apresenta o mesmo significado e origem. Alguns populares e pouco precisos livros de nomes próprios apresentam Diogo como um nome isolado, dando-lhe falsos significados como "belo" e até mesmo como sendo uma variante de diabo.
Em português, o nome Diogo tem as seguintes outras versões: Jacó, Iago, Tiago e Jaime.

Outra hipótese etimológica

Alguns lingüistas sustentam que Diogo seria derivado do latim Didacus. Desde os primeiros documentos latino-portugueses escritos em Portugal desde 882, o nome vem documentado através das formas "Didaco", "Didagu", "Diaco" e "Diago" que foram abonadas amplamente em documentação da Idade Média.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário