SOU PAPAI

SOU PAPAI

quarta-feira, 29 de junho de 2011

SORTEIO DE PRESENTE!!!



PROMOÇÃO DE NASCIMENTO
Bom, como todos devem saber, dia 22 de julho, Diogo deve estar chegando se Deus quiser,,,,então nada melhor do que comemorar...
Estarei realizando o sorteio de um presente, aqui no blog para os leitores...
Para isso, é necessário deixar um comentário abaixo desse post, com nome e e-mail válido..
O prêmio, por enquanto é surpresa, mas vai valer a pena...GARANTO!!!
O sorteio será realizado no dia 25 de julho, dia que estaremos chegando da maternidade...e nada melhor do que comemorar...
Até lá...

ATUALIZAÇÃO: 02/07/2011

Hoje, começo a contar um pouco dos "PRÊMIOS"...
Poderão participar, futuros pais, apenas pai ou apenas a mãe,,,rsrsrs

O primeiro presentão é o livro "Manual do Bebê", do Dr. Ruy Pupo Filho, esse livro me ajudou muito, por isso dizem que informação deve ser transmitida...


Outro grande presente é um ÓCULOS DE SOL, masculino ou feminino, isso vai depender do sorteado, da Óptica Empório do Óculos, da minha amiga Conceição Leite, aqui de Mogi, que viu o blog e também topou entrar nessa promoção...

Lembrando, para participar é obrigatório, um comentário abaixo...apenas nesse post, até o dia 22 de julho...
Calma que ainda tem mais, vou colocando aos poucos os outros prêmios...
Vai Perder??

terça-feira, 14 de junho de 2011

DEPRESSÃO PÓS-PARTO MASCULINA

Hoje estava vendo o site UOL, e encontrei esse artigo na página principal, achei interessante e fiz a cópia na integra do artigo.
Não fazia idéia de ser tão comum a depressão masculina pós- parto, segue abaixo:


Por mais que a chegada de uma criança traga felicidade, a vida de qualquer casal sofre uma avalanche de mudanças –em especial aos pais de primeira viagem. O bebê que acaba de chegar requer atenção, energia, afeto e cuidados específicos o tempo todo. Ao fim do dia pai e mãe estão exaustos -e ainda terão uma madrugada de mamadas que os espera. Como nessa fase a ligação entre a mãe e o bebê é mais forte do que nunca, é natural que o homem, em algum momento, sinta-se excluído, mesmo que nem se dê conta disso.

Para alguns, a compreensão do instinto materno e a certeza de que a fase caótica é passageira ajudam a enfrentar o surgimento desse novo núcleo: a família. Outros têm um pouco mais de dificuldade. Até sentem um pouquinho de ciúme do filho e saudade da antiga silhueta da mulher, mas passa logo. Porém, há recém-papais que se irritam o tempo todo –e sentem-se culpados por isso, já que deveriam esbanjar felicidade. Começam a sentir um cansaço extremo e um pessimismo inexplicável, além de desânimo em relação a qualquer atividade do dia a dia. É a (ainda) pouco falada depressão pós-parto masculina dando as caras.

De acordo com a mestre em psicologia Dorit Verea, diretora da Clínica Prisma – Centro de Tratamento Intensivo para Transtornos Emocionais, de São Paulo, a depressão pós-parto sempre foi estudada como um transtorno unicamente feminino, por questões prioritariamente biológicas. “Porém, as influências psicológicas e sociais que acometem as mães também podem acometer o pai. A doença é caracterizada por uma tristeza profunda que pode aparecer nos três primeiros meses pós-parto e é mais comum em pais de primeira viagem”, explica.

Em um momento em que todas as atenções estão voltadas à criança –e à mãe, em segundo lugar– o homem acaba negligenciado, assim como são subestimadas as suas emoções. No entanto, a doença merece atenção, pois, quanto antes for diagnosticada, mais rapidamente será curada (veja os sintomas na tabela abaixo). Em alguns casos, a essa depressão provoca pensamentos mórbidos ou suicidas e até mesmo o abandono do lar, pela dificuldade de lidar com a situação.

AS CAUSAS

A depressão pós-parto masculina pode ser o reflexo de um medo silenciado de não conseguir cuidar da família (principalmente financeiramente); do futuro; da mulher não voltar à forma física ou não lhe dar mais atenção... “Essa fase suscita várias perguntas na cabeça dos homens: será que vou ser um bom pai? Como educar meu filho? Será que ele gostará de mim? Esse tipo de preocupação pode dar um empurrãozinho para o estresse e a ansiedade, somados a inseguranças, medos... Quando tudo isso foge ao controle, a depressão pode entrar em cena”, avisa a psicóloga  Dorit Verea.

É importante ressaltar que existem situações que predispõem ao problema. “Nos casais em que a mulher é acometida da depressão pós-parto, seja o estado psicótico seja o estado depressivo, existe maior chance de o homem reagir com o mesmo problema”, afirma o psicólogo e terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Martins Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex), que completa: “Quem já teve fases ou períodos depressivos anteriores, terá mais chances de reagir depressivamente nesta fase.”

PEÇA AJUDA

A conversa com amigos e parentes é útil. Por outro lado, cuidado. "Há momentos em que cada um dá um palpite, o que pode piorar a situação. Apenas escute as experiências e converse sobre os seus sentimentos com alguém que vai saber ouvi-lo”, sugere a psicóloga e consultora motivacional Roseana Ribeiro, do Rio de Janeiro.

“Filho é para sempre e a sensação inicial é que nunca mais a preocupação vai lhe deixar em paz. Nada melhor do que o tempo para ajudar a entender que não é bem assim”, pondera. Em suma, dividir os sentimentos é positivo, mas se notar que é necessário mais do que um ombro amigo para conversar, não exite em procurar ajuda profissional.

"O importante é não permitir que os sintomas persistam. Todo tratamento é mais fácil e rápido no começo”, ressalta Roseana. Uma psicoterapia direcional e de breve período, com duas consultas semanais, é o ideal. O uso de medicação depende das características individuais e psiquiátricas de cada paciente, assim como a duração do tratamento.

O PAPEL DELA

Em geral, a mulher pode ajudar –e muito– o seu parceiro que não está bem mantendo o alto-astral e mostrando (com exemplos) ao marido que ele requer auxílio especializado. Porém, como os afazeres com o bebê ocupam boa parte de seu tempo, nem sempre a mulher nota o que está acontecendo, por mais sensível que seja.

Amigos e parentes são fundamentais nessa hora, principalmente mantendo as antenas bem ligadas para apatia, desleixo (barba por fazer e roupas sujas, por exemplo) e dificuldade com atividades do cotidiano. Mas dividir o problema com a mulher é bom. Mesmo que ela não tenha notado, não significa que não se importe. Exponha seus sentimentos.


AUTOCONHECIMENTO


Como não é possível, ainda, desprezar a possibilidade de a depressão pós-parto atingir homens com conflitos mal resolvidos relacionados com a companheira e consigo como filho de seu próprio pai, a psicóloga Dorit Verea aconselha aproveitar esse momento complexo para se conhecer melhor.

"Quando estamos numa crise, estamos mais abertos para mudanças. É uma grande oportunidade de resolver conflitos antigos que podem estar atrapalhando a vida da pessoa há anos”, destaca. “Como prevenção, aconselho os candidatos a papai a acompanhar, ao lado da mulher, cada etapa da gravidez. É na rotina de exames, nas conversas com médicos e com outros pais que eles, sem perceber, vão se preparar para o que vem pela frente.”


DEPOIMENTO DE QUEM VIVEU


Foi sem avisar que a depressão pós-parto masculina apareceu na casa do empresário carioca Matheus Maggiori, de 31 anos. “Eu queria estar feliz. Na verdade, estava feliz, porque sempre sonhei em ser pai, mas tinha dificuldade em demonstrar, em lidar com as noites mal-dormidas, com o choro do meu filho, com as dores da minha mulher... Só pensava em sumir, em ter de volta a vida de antes”, confessa.

Para o empresário Matheus, foi uma conversa franca com o melhor amigo do trabalho que lhe abriu os olhos. “Ele me disse que eu deveria ir ao médico, pois estava me achando inquieto, nervoso, desatento. Abri o jogo com minha mulher e ela me incentivou a buscar ajuda. Hoje estou curado e curtindo muito as brincadeiras com meu filho tem quatro anos”, salienta.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dica: Livro "Manual do Bebê"


Acho que vale a pena dar uma dica que nos está ajudando, esse pelo menos é o intuito do blog, ajudar, principalmente o pai, que de fora pode acabar sendo peça importante nessa história toda, ganhamos esse livro do Cláudio e da Patrícia, casal de amigos que foram presenteados com o Pedro esse mês, e haviam lido e gostaram.
Esse livro foi escrito pelo Dr. Ruy Pupo Filho, médico pediatra, com mais de 25 anos de experiência, atuando em consultório, neonatologia e terapia intensiva neonatal, na cidade de Santos.
O objetivo é de uma maneira simples, explicar e orientar os pais de primeira, segunda ou qualquer viagem, como lidar com a chegada do Bebê em casa, sendo de fácil e rápida leitura, tudo que é preciso para um manual.

O Manual é dividido em 12 capítulos:

1. A ENTREVISTA COM O PEDIATRA NO PRÉ-NATAL
2. O PEDIATRA NA SALA DE PARTO
3. A PRIMEIRA CONSULTA E OS CUIDADOS DE ROTINA
4. A AMAMENTAÇÃO
5. O BEBÊ QUE NECESSITA DE CUIDADOS ESPECIAISA UTI NEONATAL- O RECÉM NASCIDO PREMATURO
6. CALENDÁRIO DE VACINAS
7. COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
8. COMO INTERAGIR COM O BEBÊ ESPECIAL
9. COMO ENSINAR O BEBÊ A DORMIR BEM
10. ALIMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
11. A CHEGADA DO IRMÃO
12. QUANDO E COMO TIRAR O BEBÊ DAS FRALDAS

Olhando assim, pode até parecer chato, mas decididamente não é, muito pelo contrário, pois no meio desses capítulos vão dicas, de como se preparar para ir até a maternidade, como proceder nos primeiros cuidados, com banho, amamentação, cordão umbilical, vacinação, crescimento, desenvolvimento neurológico e motor, dentição, entre outras...
Ao final de cada capítulo, ele coloca Dúvidas e Respostas, sobre o tema abordado, segundo ele, as dúvidas são as mais comuns que aparecem no consultório.
Esse Manual pode ser encontrado nas melhores livrarias, a editora é a Elsevier, o valor é em torno de R$68,00, pouco salgado?? Mas vale cada centavo...
Caso prefira, existe o site: http://guiadobebe.uol.com.br, uma forma interativa do livro, com a consultoria do Dr. Ruy.
É isso, espero que gostem,,,,


domingo, 12 de junho de 2011

Chá de Bebê,,,Festa Junina...

Bom, esse final de semana resolvemos por realizar o Chá de Bebê do Diogo, um pouco diferente dos outros, resolvemos chamar homens e mulheres, assim todos participam,,,
Estando no mês de Junho, juntamos também a fome e a vontade de comer, e fizemos então a Festa Junina, Arraia do Diogo, tinha Cachorro Quente, Cuscuz, Torta Salgada, Milho Verde, Pipoca, Arroz Doce, Sagú, Doce de Abóbora, Paçoca, Vinho Quente e Quentão, o melhor tudo feito por nós e pelos amigos.
O mais legal da festa é ver a família e os amigos juntos, trazendo um carinho para nós, querendo participar desse momento nosso, ajudando com presentes e FRALDAS!!!
Tivemos ao lado de pessoas que nos querem e queremos bem nesse nosso momento, lógico que faltaram pessoas, também não tinha como e nem onde chamar mais gente,,,,
Gostaria de agradecer, por todos que estiveram e por todos que nos ajudaram a fazer desse Chá, um ENCONTRO.
Seguem algumas fotos...
Depois vou postar o quarto já pronto...











quarta-feira, 8 de junho de 2011

Um novo Torcedor!!!

Bom, provavelmente posso gerar polêmica,,,
Porém é uma decisão do casal, poder transmitir educação, amor e carinho ao filho,,,
Somos torcedores do Corinthians, e para variar em cada loja que entramos com alguma coisa para bebê, não saimos de mãos vazias...Essa semana estivemos na Loja Poderoso Timão aqui no Shopping de Mogi e acabamos encontrando essa camiseta....
Não deu para resistir, mesmo sabendo que ele terá o direito de opção no time, desde que seja o Corinthians...rsrsrs